Fishmarket, ou o novo processo penal - Boletim IBCCrim - Ano 4 - NÂȘ 40 - 04.1996
- 5 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Foram tantas as expressĂ”es estrangeiras, que passaram a fazer parte de nosso vocabulĂĄrio, que parece Ăștil trazer outra contribuição, sugerindo o anglicismo: fishmarket. Afinal, no admirĂĄvel mundo novo do processo penal, precisa-se de compreender o significado de plea bargaining, de probation e atĂ© de guilty plea, para, assim, se mostrar "moderno".
Nada contra a ir buscar lĂĄ fora institutos jurĂdicos, que trouxeram bom resultado noutro sistema penal. A questĂŁo nĂŁo Ă© essa. SerĂĄ que nossos legisladores viram, efetivamente, como funcionam essas regras processuais? Teriam eles tomado conhecimento da literatura jurĂdica atual sobre tais previsĂ”es legais? Levaram em conta as diferenças culturais, adequando a lei ao Brasil de muitas faces?
A resposta estĂĄ com eles, como estigma que, para todo o sempre, os acompanharĂĄ. Pode-se ter palpite, lembrando de Oswald de Andrade: seguimos o triste destino de copiar, mesmo sem bem conhecer o original.
E isso incomoda, principalmente, dado o atraso das notĂcias da "metrĂłpole". Ă possĂvel, neste momento, sentir-se como um arquiteto, que vĂȘ alguns colegas boquiabertos com o recĂ©m chegado estilo Art-deco.
Necessita-se, todavia, de ter consciĂȘncia: o marketing tem força. Basta ler comentĂĄrios sobre a nova legislação, coletando expressĂ”es ("verdadeira revolução ... ", "processo de resultados" ou "luz no fundo do tĂșnel..."), para ver o que se pretende "vender" ao grande pĂșblico.
Os advogados criminais, entretanto, não podem se guardar silentes. Duvida-se que aceitem acordos, sendo os acusados inocentes. Duvida-se que se abaixem frente à måquina preguiçosa, que anseia por obter soluçÔes, pouco importando a justiça. Duvida-se que concordem com condiçÔes de suspensão do processo inconstitucionais.
Em suma, nĂŁo se crĂȘ na submissĂŁo da toga Ă barganha imoral, muito menos Ă violação da ampla defesa, ou do estado de inocĂȘncia.
Enfim, aqueles que aprenderam, ao lado dos réus, o quanto importa a verdade material, dificilmente, acatarão o que se resolveu chamar de "verdade consensuada", o que mais parece locução de Nelson Rodrigues do que algo sério em processo penal.
Essa a impressĂŁo. O dia-a-dia do fĂłrum mostrarĂĄ quais serĂŁo os odores que o fishmarket irĂĄ exalar...
